O TCI foi elaborado como parte da investigação de doutoramento de Manoel Palhares Moreira, na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. O trabalho deste doutorando teve dois objectivos principais: - Criar um sistema semi-automatizado para construção de thesaurus.
- Constituição de um thesaurus já consolidado, com base no sistema do ponto 1, para se estabelecer comparações relativas ao grau de actualidade e de obsolescência dos termos e das facetas previamente dispostas.
Relativamente ao 2º ponto a área escolhida foi as Ciências da Informação. Uma das razões desta escolha foi o facto de nesta área o único thesaurus em Língua Portuguesa até aqui existente era o thesaurus do IBICT, datado de 1989 e como tal já desactualizado.
O doutorando optou pela reunião e avaliação de thesaurus existentes para a área, nesta e em demais línguas. A escolha dos tesauros que iriam servir de base à criação do TCI foi orientada pela: - legitimidade dos órgãos responsáveis por sua criação,
- por seu uso consolidado na comunidade usuária,
- pela disponibilidade de acesso aos mesmos.
A metodologia empregada pode ser aplicada na construção de thesaurus em outras áreas específicas a partir de thesaurus existentes. Como o autor lembra poderá ser uma ferramenta deveras útil para se conhecer o grau de obsolescência em que se encontram os tesauros existentes e os pontos em que isto mais se manifesta.
Para a elaboração do TCI foram então seleccionados quatro thesaurus: - ASIS Thesaurus of Information Science and Librarianship (MILSTEAD, 1998),
- DOCUTES -Tesauro de Ciencias de la Documentación da Universidade de León, 2005
- Tesauro en Biblioteconomía y Documentación do CINDOC, 2005
- Tesauro em Ciência da Informação do IBITC, 1989.
O TCI está disponível online neste endereço. O autor pretende prosseguir na melhoria e a actualização permanente deste tesauro e para tal espera a participação do máximo número de pessoas com sugestões e possíveis correcções. Maiores detalhes da sua construção poderão ser obtidos na próprio website ou na revista DatagramaZero do mês de Agosto de 2006. Este texto foi elaborado com base em informação constante do blogue "O Ser Bibliotecário".
Etiquetas: Fontes de Informação, Tratamento Técnico e Documental |